31 de out. de 2011

        E-MAILS : Você sabe enviar um e-mail?


         Aos poucos, as cartas foram sendo substituídas pelos e-mails.
 Hoje em  dia,  para algumas pessoas, é mais fácil escrever e-mails e enviá-los pelo computador do que escrever e enviar cartas de papel.
E-mail é a abreviação de eletrônico (e) e correio (mail, em inglês), quer dizer, correspondên­cia eletrônica. Ou seja, os e-mails são cartas eletrônicas, literalmente!

Assim como precisamos de um endereço para receber cartas de papel, para receber e enviar e-mails, precisamos ter um endereço eletrôni­co.
 Este endereço geralmente é escrito assim:
                 nome        arroba     endereço, separado por pontos

Há vários serviços no Brasil e no exterior que fornecem endereços de e-mail gratuitos. Você pode pesquisar e conseguir um.
Diferentemente da carta, o e-mail tem uns elementos específicos:
O primeiro é o título da mensagem, que deve ser colocado onde o assunto é indicado. Além disso, as respostas aos e-mails que nos chegam recebem automaticamente um "Re:" na caixa do assunto.     Outra diferença é que ao e-mail podemos, anexar outros arquivos de computador, o que é muito prático. Mas por isso mesmo precisamos to­mar cuidado com vírus, que podem vir disfarçados nesses arquivos.

No resto, os e-mails são semelhantes às cartas escritas: começamos sempre nos referindo à pessoa para quem enviamos o e-mail (usando um vocativo), seguimos com o texto da mensagem, nos despedimos com edu­cação e assinamos a carta eletrônica. E podemos até escrever um P.S.
E não se esqueça: o e-mail,como a carta,também é um documento. Por isso,é bom guardar ou copiar os e-mails importantes.

Cuidados com o e-mail

É muito fácil trocar mensagens por e-mail, não é mesmo? Mas há  alguns cuidados que precisam ser tomados para que não se tenha problemas com o computador por causa deles.
1. Antes de mais nada: não abra arqui­vos enviados por pessoas que   você não conhece. É possível que haja neles um vírus eletrônico que poderá infectar seu computador.
2. Evite o spam. Spam é aquele e-mail não solicitado que tenta vender para você relógios falsos e coisas piores. Por isso, não divulgue seu e-mail para pes­soas desconhecidas e evite ter sua caixa postal inundada com bobagens.
3. Não acredite em todas as mensagens que você receber por e-mail. E não re­passe tudo o que recebe. 
4. Ao responder e-mails ou passá-los adiante,é educado apagar os trechos das mensagens antigas que já não são importantes.Não gaste tempo e espaço seu e dos outros com lixo.


Fonte: Livro Didático 6° ano de 2011.
Título: Português: a arte da palavra.
Gabriela R.de Oliveira, Flávio N.Rodrigues,
João R.Campos.
1ª Ed.São Paulo,Editora AJS Ltda, 2009.

 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário